Um estudo da Thomson Reuters revela que 35% das grandes empresas consultadas encontram-se em estágio inicial de preparação para a reforma tributária que entra em vigor em janeiro de 2026. Outros 35% já operam em níveis avançados de adaptação, enquanto os 30% restantes afirmam estar em fase intermediária.
A pesquisa, feita entre julho e agosto de 2025 com departamentos tributários de grandes organizações, também identificou aceleração no preparo após a publicação da Lei Complementar 214/2025. Em contraste com 2024, quando 77% das empresas estavam no estágio inicial, houve redução desse percentual para os atuais 35%.
Segundo o levantamento, 69% dos entrevistados estimam que a reforma terá efeitos significativos — positivos ou negativos — sobre suas empresas nos próximos cinco anos, e 28% já contrataram consultorias externas para auxiliar no processo de adaptação.
A Thomson Reuters avalia que, embora ainda haja empresas em fase inicial, o momento é propício para intensificar esforços de adequação tecnológica, reestruturação de processos e capacitação interna, de modo a mitigar riscos e aproveitar oportunidades no novo ambiente tributário.
Fonte: Agência DC News, com dados da Thomson Reuters. “35% das grandes empresas estão em estágio inicial na reforma tributária, aponta levantamento.” Disponível em: https://agenciadcnews.com.br/35-das-grandes-empresas-estao-em-estagio-inicial-na-reforma-tributaria-aponta-levantamento/